Auditoria e Due Diligence

escritorioA auditoria é em um exame cuidadoso e sistemático das atividades desenvolvidas em determinada empresa ou setor, cujo objetivo é averiguar se elas estão de acordo com as disposições planejadas e/ou estabelecidas previamente, se foram implementadas com eficácia e se estão adequadas à consecução dos objetivos.

As auditorias podem ser classificadas em: auditoria externa e interna. Atualmente, a auditoria externa se distribui em diversas áreas de gestão, havendo várias ramificações: auditoria de sistemas, auditoria de recursos humanos, auditoria da qualidade, auditoria de demonstrações financeiras, auditoria jurídica, auditoria contábil, ambiental, etc.

"Due diligence" é um termo usado para uma série de conceitos envolvendo qualquer um inquérito de uma empresa ou pessoa antes de assinar um contrato ou um ato com um certo nível de cuidados.Pode ser uma obrigação legal, mas o termo mais comumente se aplicará a investigações voluntárias. Um exemplo comum de devida diligência em diversos setores é o processo através do qual um potencial adquirente avalia uma empresa-alvo ou seus ativos para aquisição, notadamente nos processos de M & A.